Seg - Sex 08:00-18:00 (21) 3596-6640 (21) 99866-6640contato@jetroadm.com.br

Artesanato: Inclua objetos feitos à mão na decoração

Listamos 16 projetos que usam o artesanato como forma de trazer mais vida e personalidade à decoração

Os objetos feitos à mão estão cada vez mais presentes em projetos assinados por designers de interiores e arquitetos, convivendo lado a lado com peças de alto design. Veja como tirar partido de peças de artesanato na decoração da casa:

1. O design reto do mobiliário da casa de Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week, foi enriquecido por peças de artesanato, como o boneco de madeira Mulher e o Casal na Cadeira de Balanço.

O design reto do mobiliário da casa de Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week, foi enriquecido por peças de artesanato, como o boneco de madeira Mulher, do sergipano Cícero Alves dos Santos e o Casal na Cadeira de Balanço, do alagoano Nilson (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

2. Misture o artesanato brasileiro ao de outras culturas, dispondo-os sobre o bufê ou em uma estante de vidro. Ao lado do boneco de madeira, da Bahia, máscaras trazidas da África.

Paulo Borges também mistura o artesanato brasileiro ao de outras culturas. Ao lado do boneco de madeira, da Bahia, máscaras trazidas da África (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

3. As tradicionais bonecas que você encontra, principalmente, no Nordeste podem enfeitar a mesa de jantar e trazer mais cor e vida à sua casa, além de serem uma ótima recordação.

Artesanato: Babel das Artes (Foto: Divulgação)

4. Esculturas de madeira ficam lindas no jardim! Abuse das formas e dos tipos de madeira. Na casa de Roberto Maya, escultura de veado-campeiro esculpido em madeira por integrantes de uma tribo do Xingu.

Ainda na casa de Roberto Maya, escultura de veado-campeiro esculpido em madeira por integrantes de uma tribo do Xingu (Foto: Marco Antonio/Casa e Jardim)

5. Castiçais de cerâmica do artista baiano João Calazans Luz, o Calá, na casa de Roberto Maya, que ajudam em dias de apagão e para um momento a luz de velas.

Castiçais de cerâmica do artista baiano João Calazans Luz, o Calá, na casa de Roberto Maya (Foto: Marco Antonio/Casa e Jardim)

6. A moradora Lica Paludo valoriza o artesanato local. No pufe, livros e objetos com história, como a casinha de barro comprada na feira de Santo Antonio de Lisboa, em Florianópolis.

A moradora Lica Paludo valoriza o artesanato local. No pufe, livros e objetos com história, como a casinha de barro comprada na feira de Santo Antonio de Lisboa, em Florianópolis (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)

7. Sabe aqueles colares de pedras ou de sementes? Coloque-os expostos ao redor de vasos e até pendurados em quadros.

Em todos os cantos, peças de artesanato recordam as viagens do morador Rafael Borges. Sobre a mesa de jantar, colares da tribo dos Banawás, no Peru (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)

8. Na casa de Paulo Borges, a imagem de santo, de um artesão de Olinda, está sobre a mesa lateral da Micasa. “Quero levar o artesanato ao design. Só nós, brasileiros, podemos fazer esse reconhecimento”, diz.

Também na casa de Paulo Borges, a imagem de santo, de um artesão de Olinda, está sobre a mesa lateral da Micasa. “Quero levar o artesanato ao design. Só nós, brasileiros, podemos fazer esse reconhecimento”, diz (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

9. O banco apoia peças de artesanato, como esculturas de cerâmica e barro, e quadros do morador Eder Chiodetto.

O banco apoia peças de artesanato e quadros do morador Eder Chiodetto (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

10. Aproveite os nichos da estante para exibir peças de artesanato, como neste living projetado pelo arquiteto Sidney Quintela. As cores e as texturas dos objetos artesanais étnicos, de cerâmica, madeira e tricô quebram a rigidez e acrescentam aconchego ao móvel de marcenaria com base neutra. Para destacá-los, ele criou a estante branca.

No living projetado pelo arquiteto Sidney Quintela, as cores e as texturas dos objetos artesanais étnicos, de cerâmica, madeira e tricô quebram a rigidez e acrescentam aconchego à base neutra. Para destacá-los, ele criou a estante branca (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

11.  As cabaças adquiridas em viagens podem ser presas por ganchos, como na casa de Thiago Bastos, que as exibe junto às plantas.

Cabaças compradas no Mercado Modelo, em Salvador, decoram a casa de Thiago Bastos (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

12. A decoração rústica combina perfeitamente com peças feitas à mão. A sala do arquiteto Ricardo Ferri é composta por objetos de madeira, que vão desde as ripas no teto aos móveis.

Totalmente rústica, a sala do arquiteto Ricardo Ferri tem janelas antigas. A cortina é artesanato de Minas Gerais (Foto: Maíra Acayaba/Casa e Jardim)

13. O terraço da estilista Adriana Barra tem tapetes indianos e esteira indígena brasileira, que entram em harmonia com as plantas ao redor da propriedade.

O terraço da estilista Adriana Barra tem tapetes indianos e esteira indígena brasileira. A loucura por artesanatos locais já botou a moradora na estrada, mundo afora, em busca de tribos distantes e seus processos criativos (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)

14. Wilfredo Gomes trouxe os copinhos de uma viagem à Rússia. Feitos à mão por artesãos, eles vão à mesa na hora de servir ovo quente ou caviar. No resto do tempo, decoram a casa em potes de vidro.

Wilfredo Gomes trouxe os copinhos de uma viagem à Rússia. Feitos à mão por artesãos, eles vão à mesa na hora de servir ovo quente ou caviar. No resto do tempo, decoram a casa em pote de vidro (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)

15. A tapeçaria não precisa ficar apenas no chão. Pendure-a na parede para trazer mais vida a ambientes com base neutra. Projeto do designer de interiores Gabriel Valdivieso.

A tapeçaria típica foi feita no ateliê de Laura Ampula, filha da finlandesa Eila, uma famosa artesã de Penedo. Hoje decora a área da escrivaninha na decoração do designer de interiores Gabriel Valdivieso (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)

16. Aposte no artesanato na cozinha. Navios de madeira e esculturas de barro, se combinados com a cor da marcenaria, são valorizados. Projeto do arquiteto Mário Aloisio.

Cozinha | Além dos nichos para os fornos, o arquiteto criou áreas abertas no armário para apoiar peças de artesanato regional (Foto: Fotos e produção Projeto Sertões)

Fonte: Casa e Jardim