Seg - Sex 08:00-18:00 (21) 3596-6640 (21) 99866-6640contato@jetroadm.com.br

7 jardins verticais para se inspirar

Seja para trazer a natureza para perto, aproveitar ambientes pequenos ou melhorar a qualidade do ar, as paredes verdes são sempre uma boa escolha. Estes sete projetos colecionam plantas de diferentes tons e texturas.

(Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

Escalada tropical
A arquiteta Natasha Frota, do escritório Garimporio, queria ter plantas no quintal, mas a metragem reduzida não permitia a colocação de muitos vasos. A solução foi explorar as paredes. Com a ajuda do paisagista Paulo Aranha, da Sky Garden Envec — Rio de Janeiro, ela obteve um jardim vertical com samambaias, russélias, aspargos-pluma, peperômias, chifres-de-veado, filodendros e rendas-portuguesas. Em meio a elas, surge um chuveirão.

(Foto Maíra Acayaba / Divulgação)

Vista privilegiada
Bromélias, aspargos-pluma, abacaxis-de-jardim, lantanas, bulbines, columeias e guaimbês cobrem totalmente as paredes externas desta cobertura com projeto de paisagismo do escritório Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem. As espécies foram plantadas em bolsos criados a partir de rasgos na sobreposição de feltros para jardim da Santa Fé. Para evitar infiltrações, as paredes receberam, antes dos feltros, um perfil de aço galvanizado e uma placa isolante da Ecotop. No chão,uma calha revestida por seixos recebe a água excedente da irrigação automática. A implementação das plantas ficou a cargo do Movimento 90°, e o projeto de arquitetura é assinado pela Casa 14.

(Foto Edu Castello / Editora Globo)

Fora do comum
Calhas revestidas com placas de policarbonato se tornaram um descolado jardim vertical executado pela Sapu Paisagismo. Exemplares de marantas, calateias, xanadus, peperômias e jiboias se espalham pelo painel que separa o lavabo e o living. O projeto de reforma do apartamento é assinado pelo escritório Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design.

(Foto Marco Antonio / Editora Globo)

Função camuflada
Além do efeito decorativo, o jardim vertical implantado neste apartamento da apArt Private Gallery ganhou mais uma função: ele esconde o boxe do banheiro, que fica logo atrás da parede verde. Os exemplares de samambaias, lambaris, singônios e pacovás foram plantados em módulos da GreenWall Ceramic pelo paisagista David Zayas. O projeto conta com um sistema de irrigação automática da Galcon, que pode ser programado por celular através de conexão Bluetooth. A reforma do imóvel ficou a cargo do arquiteto Tomás Zaidan, e a decoração é da arquiteta Ana Lívia Bruno.

(Foto Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

Para fugir do óbvio
A alta parede rente à piscina ganhou ares de quadro vivo com a presença de peperômias, cipós-uva, columeias, liríopes, bromélias-fireball e samambaias. As suculentas rosa-de-pedra, cujo uso não é comum em jardins verticais, roubam a cena e dão graça ao desenho planejado com espécies implantadas pela Jardim Imaginário a partir de módulos da GreenWall Ceramic, assentados diretamente no muro. O projeto de arquitetura é assinado por Cyntia Issa e Rogério Cruz. Junto à piscina, chaises Float, de Francesco Rota para Paola Lenti, na Casual Exteriores.

(Foto Celia Weiss / Editora Globo)

Moldura viva
A moradora deste apartamento queria que a varanda fosse uma extensão da sala. Para deixar o ambiente mais aconchegante, o paisagista Roberto Riscala abusou das texturas: revestiu o piso com pedriscos, criou um caminho com placas de pínus de reflorestamento e, com a mesma madeira, idealizou a moldura para o jardim vertical que abriga peperômias, columeias, aspargos-pluma e samambaias plantados em vasos de fibra de coco. Rente ao guarda-corpo, há mais vasos com moreias e primavera.

(Foto Maíra Acayaba / Editora Globo)

Verde com contraste
Blocos de concreto posicionados na vertical fazem as vezes de vasos nesta parede verde incomum. A ideia partiu da moradora, que viu um modelo parecido durante um passeio pela cidade. O efeito ficou ainda mais interessante com a pintura roxa. As aberturas receberam chifres-de-veado, kalanchoes, aspargos-pluma e rendas-portuguesas. O imóvel foi projetado pelo escritório Casa 14.

Fonte: Casa e Jardim